Cuidados com Pés e Mãos no Verão

Cuidados com Pés e Mãos no Verão

Você cuida do rosto, do cabelo, do corpo, principalmente quando o verão está chegando, não é?

Mas por que será que para as mãos e os pés não damos os mesmos cuidados?

Preparamos algumas dicas para você saber cuidar corretamente dos seus pés e mãos

• Micose: É um dos problemas mais sérios que pode surgir nos pés.Para evitá-las, seque bem os pés após o banho, mas se a micose instalar, procure um dermatologista. Para evitar, também, não se deve usar calçados sem meia.

• Unhas e cutículas: Para mantê-las saudáveis, devem ser cortadas no formato da anatomia. Se você não costuma ir à manicure ou pedicure, o ideal é empurrar a cutícula com uma espátula própria. Unhas quebradiças também são sinal de um problema mais sério, como alimentação com falta de nutrientes.

• Diabéticos: Os pés dos diabéticos merecem cuidados especiais, por isso, a compra dos sapatos deve ser sempre à tarde ou à noite, quando estão inchados. As meias devem ser, preferencialmente, de algodão. “Os diabéticos devem observar os pés diariamente para evitar a formação de bolhas, calosidade e outras lesões”, observa a podóloga.

• Calos: Para se ver livre dos calos, os pés devem estar sempre hidratados e com sapatos confortáveis. Eles devem ser lixados semanalmente, com pedra-pomes, ou lixa própria para os pés, de acordo com a podóloga.

• Hidratação: Nesta estação mãos e pés ressecam muito, assim como todo o corpo. A dica dele é usar cremes especiais para essas áreas. Para os pés, é bom que contenham uréia.

Ainda para os Pes:

- Para não se expor a fungos, vírus e bactérias nesse verão, faça o pé pelo menos 3 dias antes da exposição. Pés lixados e unhas sem cutícula são portas abertas para os invasores;

- Se a temporada for longa, faça apenas uma manutenção básica, lixando a unha, hidratando a cutícula e trocando a cor do esmalte;

- Não use lixa, pois a mesma retira a proteção dos pés;

- O ideal seria usar um esfoliante e um hidratante, retirando as células mortas e garantindo os pés macios

Para as Mãos:

- Use e abuse do filtro solar, pois as mãos são super-sensíveis;

- Hidrate-as com creme à base de vitamina C, evitando o envelhecimento e manchas;

- Não use cores claras de esmalte, pois o cloro e a água do mar mudam a cor original do mesmo. Evite os branquinhos, a não ser que você queira unhas amareladas no verão;


Outras dicas:

Antigamente, na China, pés pequenos constituíam-se num adereço essencial da elegância feminina.

Desde os mais tenros dias, as meninas tinham os seus pés apertadamente amarrados para limitar seu crescimento e, assim, proporcionarem mais encantos às suas figuras.

Não estamos na China, nem em tempos antigos. Hoje os fabricantes de sapatos femininos parecem, de certa maneira, dispostos a manter viva a tradição, produzindo versões modernas da tortura chinesa.

As mulheres de hoje, que chegam à maturidade com problemas nos pés, podem atribuí-los, na maioria das vezes, aos sapatos inadequados que usaram toda a vida.

Se você tem planos de ir à praia ou à piscina, faça o pé, no mínimo, com três dias de antecedência: é o tempo necessário para o pé resgatar suas defesas. Unhas sem cutícula e pés lixados são portas abertas à fungos, vírus e bactérias.

Se o serviço do pedicuro "vencer" na praia, faça só uma "recauchutagem": lixe a unha, hidrate a cutícula e troque a cor.Truque: sobre o esmalte novo, passe um extrabrilho para garantir a aparência de recém-feito por mais tempo.

Vale o mesmo para as mãos. O ideal é usar diariamente - de preferência à noite - um esfoliante e um creme hidratante.

A dupla é suficiente para retirar células mortas e garantir pés macios, sem asperezas.

Esqueça a lixa de pé na hora do banho. Ela reduz a calosidade, mas também elimina a proteção da sola, que reage formando outra camada.

"Quanto mais se usa a lixa, mais profunda essa calosidade vai se tornando". Cuide das calosidades com um podólogo até que possa lançar mão da dupla esfoliante/hidratante.

Calos também só devem ser retirados por profissionais especializados, nunca por pedicuros.O mesmo vale para unha encravada.Aproveite a temporada em que tudo respira livremente para tratar micoses e frieiras que acometem pés sempre fechados em sapatos e meias.

Como evitar frieiras:A frieira ou pé-de-atleta é uma micose nos pés causada por fungos. Os pés podem ficar esbranquiçados, apresentar rachaduras e mau cheiro. A melhor forma de prevenir é manter os pés secos e arejados, enxugando bem entre os dedos.

Em casa, fique de chinelos e coloque os sapatos para ventilar. Dê preferência às meias de algodão e a calçados de couro.

Os pés merecem cuidados especiais :Um sapato mais confortável deveria acompanhar a forma do pé: largo na frente, de bicos arredondados, salto largo o bastante para distribuir eqüitativamente o peso do corpo, com espaço suficiente para permitir os movimentos dos pés e com sola e salto de borracha macia. Ao contrário de tudo isso, porém, a moda se esmera em criar sapatos femininos dotados de saltos altos e bicos finos.

Os primeiros são responsáveis por pressionarem o peso do corpo contra as juntas dispostas entre o calcanhar e os dedos. Com isso, distorcem os passos e a postura, contraindo ainda outras juntas, afetando até mesmo as costas e o pescoço.

E os bicos finos não deixam de ser menos perniciosos ao empurrarem os dedões para fora de sua posição normal, provocarem joanetes e também pressionarem as juntas.

Algumas sugestões para tratar bem os pésRevestimento:

- Preste atenção no solado do sapato. - Se o revestimento for irregular pode ser sinal de um problema. - Em caso de sapatos usados, também preste atenção no solado: sapatos com solado que perde o nível com o desgaste tendem a produzir torções nos joelhos e nas costas. Sapatos de amarrar: Se você costuma usar sapatos de amarrar e sofre de dores no alto dos pés, onde os cadarços são amarrados, escolha sapatos com mais do que dois furos para os fios em cada lado e afrouxe o laço sobre a área dolorida. Unhas:As dificuldades para cortar as unhas dos pés tendem a crescer com o tempo. A prática de exercícios é de muita ajuda para evitar as dificuldades.

Outra boa medida é usar tesouras maiores com alças grandes e até mesmo uma mola. Se necessário, não hesite em pedir ajuda.

Mais conforto: "Pés chatos" podem trazer mais desconforto com o passar dos anos.Exercícios e sapatos bem adequados, talvez com apoio nos arcos, tornarão seus pés e pernas mais confortáveis.

"Pé de Vênus": Se o seu segundo dedo é mais comprido do que o dedão, você tem o chamado "pé de Vênus de Milo". O nome não deixa de ser poético, mas o fenômeno contribui para dores nas costas porque afeta os passos durante a caminhada.

Um pequeno estofamento sob a sola do pé pode ajudar. Joanetes: (inchaço, dolorido e vermelhidão na junta do dedão) Usualmente não causa sofrimento se você usar sapatos confortáveis. A tendência para joanetes pode ser hereditária, mas os sapatos que calçamos podem também provocá-las. Se você perceber a chegada de uma inchação visite o ortopedista. Um novo sapato pode reduzir o estresse que produz inchaço.

Adormecimento: A neuralgia de Morton, um problema em que um nervo mole, localizado na base do terceiro e quarto dedos do pé, causa formigamento e adormecimento dos dedos médios e dores na planta do pé, é comum entre mulheres de meia-idade. O desconforto freqüentemente encontra alívio na troca de sapatos com espaço mais amplo para os dedos, apoio para o arco do pé e saltos baixos. Circulação: Se as suas juntas são afetadas por artrite reumatóide, procure aconselhamento médico para o controle da circulação em seu pé.

Mãos

Não dispense o uso de hidratante com filtro solar e um creme à base de vitamina C tópica, que funciona como antioxidante, evita a reação inflamatória causada pela luz solar e o fotoenvelhecimento, que tem como sinais mais visíveis, rugas e manchas - sem esquecer do câncer de pele. Para cutículas trincadas e ponta dos dedos ressecados, use diariamente esfoliante e hidratante, massageando sempre como se estivesse empurrando as cutículas. Prefira as luvas cirúrgicas para lavar louça. As mais grossas, vendidas em supermercados, vêm com um pó que resseca mãos e unhas. Se não houver jeito, lave bem as mãos e capriche na hidratação. Cloro e água do mar mudam a cor do esmalte. Se não quiser exibir unhas amareladas na hora da balada, fique longe dos "branquinhos", preferidos pela maioria das mulheres; opte por base transparente ou cores beges claras.

Unhas roídas

Apele para as postiças, que são, literalmente, duras de roer: "Quem se vê com a unha comprida tem um estímulo para cuidar. De duas a três vezes por semana, use uma base fortificante, mesmo sobre a unha postiça. A parte que cresce vai, aos poucos, recebendo proteínas e vitaminas, evitando que a unha resseque, quebre e esfolie, impedindo seu crescimento saudável.

PS.: O nosso corpo agradece todo este carinho.


Bom Verão e Aproveite!

Nenhum comentário: